terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Impostos: Brasil está entre os primeiros quando cobra, mas em último na hora de repassar à população

O Brasil está entre os países que tem a maior carga tributária, em torno de 25% do PIB e altíssimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), também está entre os primeiros quando se trata de corrupção no governo, no entanto, segundo ranking internacional divulgado ontem, quando o assunto é o repasse dos impostos cobrados ao cidadão, o Brasil ficou em último lugar pelo segundo ano seguido. Bem atrás de vizinhos como Uruguai e Argentina. Já os países que mais devolvem o que cobram aos cidadãos são Austrália, EUA e Coreia do Sul, respectivamente. Hoje, cerca de 35% de toda riqueza produzida no Brasil vai para o governo, que deve repassar parte dessa arrecadação em qualidade de vida aos cidadãos, dando transporte, saneamento, infra-instrutora, educação e saúde. Mas a realidade não é como deveria ser. Com superssalários em algumas funções públicas, corrupção e dívidas, sobra pouco para o país investir, e a prioridade não somos nós. O país arrecada muito tributo, mas ocupa apenas a posição 84 no ranking de desenvolvimento.
Apesar da pobreza ter caído nos últimos anos com os programas de redistribuição de renda, o Brasil está longe de ser um país justo, como disse ontem, o tributarista Fernando Zilveti à imprensa: “... ainda é preciso atacar outros problemas para o Brasil ser um país mais justo: ‘Significa gastar melhor, zelar para que não haja corrupção e não haja desperdício. Se você atacar o desperdício, você vai melhorar muito a qualidade do serviço público’”. Se o país devolvesse ao cidadão da mesma forma que cobra, teríamos maior desenvolvimento, melhor qualidade de vida e todos sairia ganhando. 
Em reunião com os ministros e com a presidente Dilma ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, estabeleceu como meta para este ano um crescimento médio do PIB acima de 4%, mas em que isso vai melhorar a vida dos brasileiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata, seu comentário aguardará moderação antes de ser publicado.