quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sem ligação política, novo ministro da Ciência parece ser boa escolha

Ontem a presidente Dilma Roussef divulgou o nome do matemático Marco Antonio Raupp para ocupar o lugar de Mercadante como ministro da Ciência e Tecnologia, reforçando assim o caráter técnico do governo. Mercadante ocupa agora a pasta da Educação no lugar de Fernando Haddad, pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo.


Quem é Marco Antonio Raupp
O novo ministro não tem filiação partidária ou ligação familiar no governo, gaúcho, de 74 anos e com um currículo invejável, o novo ministro da Ciência e Tecnologia é presidente da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC). Atualmente, Raupp ocupava o posto de presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Doutor pela Universidade Chicago, Raupp já foi pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), professor na Universidade de Brasília (UnB) e professor associado no Instituto de Matemática e Estatística da USP. O novo ministro também foi presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Essa opção de caráter técnico é interessante para áreas específicas, pois nem sempre um político tem o conhecimento necessário para ocupar uma determinada área. Vejo como favorável trocas nesse sentido, isso elevaria a eficiência dos trabalhos e descentralizaria o monopólio político que alguns partidos exercem no governo. Por exemplo, na Educação, quem teria melhor desempenho, alguém que tivesse a vida ligada à área ou um político por ter filiação ao partido X? O mesmo vale para outras áreas que exigem um olhar e saber técnico para ser melhor gerenciada com ao área de Saúde, Meio Ambiente etc.
Concorriam a esta vaga a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o deputado federal Newton Lima (PT-SP), vejo com otimismo a escolha de Marco Antonio Raupp como novo ministro, isso nos mostra que há outros caminhos que possibilitam o governo nomear nomes em que acredita ser o melhor para determinada situação, e não apenas por serem aliados políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata, seu comentário aguardará moderação antes de ser publicado.