quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Investimentos para a Copa podem levantar ou derrubar a economia do país

Bom dia caros leitores do blog, hoje de manhã li uma excelente matéria no caderno de economia do IG questionando sobre os efeitos das Olimpíadas e da Copa do Mundo para um país. Veja link. Todo país sonha em sediar uma Copa do Mundo, mas até onde esse sonho é viável e que benefícios um evento desse porte, com tamanho investimento pode trazer? Como dito na reportagem do IG, para que a realização desse sonho não se transforme em pesadelo com um alto custo que pode arrasar a economia do país por anos, é necessário ser acompanhado de uma grande estratégia envolvendo setor público e privado.
Como temos acompanhado através dos noticiários, o orçamento previsto para gastos para a Copa está estimado em  R$ 28,8 bilhões (parte desse investimento será para a construção ou ampliação de estádios, como o do Maracanã ao lado - imagem da Agência O Globo), mas este valor poderá ser maior, visto que o Brasil sofre de grandes problemas nas áreas de infraestrutura, transportes e segurança, isso acreditando na transparência dos gastos, pois pode não ser bem assim pois estamos nas mãos de pessoas. Se os responsáveis pelos investimentos não tiverem lisura, ética e responsabilidade, podemos ter um rombo gigantesco nos cofres públicos para nada.
Do que adianta termos uma Copa do Mundo se o país não conseguiu em um ano reestruturar, por exemplo, as áreas do Rio que sofreram com as chuvas do ano passado. Como investir bilhões para sediar um evento se falta hospitais para a população.
Poderíamos listar uma infinidades de problemas que o Brasil sofre neste atual momento, problemas estes, muito mais importante que uma Copa do Mundo, problemas que envolve o dia a dia de cada cidadão. Vamos torcer para que estes eventos não sejam um fiasco pois se for, quem pagará as contas será cada um de nós e por muitos anos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata, seu comentário aguardará moderação antes de ser publicado.