segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Violência devido ao descaso com que a PM é tratada

Olá amigos, para não falarem que sou sempre contra os policiais militares, a postagem de hoje é em solidariedade aos mesmos. O caos que se transformou Salvador nos últimos dias devido à paralisação da Polícia Militar, desde o último dia 1, nos mostra que na sociedade atual, o uso de forças coercivas, como os da polícia ainda é indispensável para manter a ordem e trazer um mínimo de segurança. Acompanhando os noticiários constatamos a grande incidência de homicídios, saques a estabelecimentos comerciais, furtos e todo tipo de baderna e violência.
 Alguns defendem que a violência instalada em Salvador, é devida boa parte da população ser muito pobre, e uma minoria muito rica. Mas desde quando pobreza é significado de bandidagem e de violência? Se assim fosse, a maioria dos brasileiros deveriam ser encarcerados já ao nascer, visto que a maioria da população vive em estado de pobreza, chegando aos extremos em alguns Estados. O que acontece realmente é que o homem, como já dizia Thomas Hobbes: "Homo homini lupus", o homem é o lobo do homem; "Bellum omnium contra omnes", é a guerra de todos contra todos. Segundo ele o homem e seu estado natural é violento, e ainda mais: ”...É o medo, portanto, que vai obrigar os homens a fundarem um estado social e a autoridade política”. Por isso a necessidade de impor regras e limites dentro de uma sociedade. 
Onde quero chegar com tudo isso? Bem, o Estado precisa da polícia para manter a ordem ea segurança, e a mesma não tem tido o devido valor. A polícia não pode fazer greve, não pode ter sindicatos nem tem data base para subsídio. A Constituição Federal traz que todo trabalhador tem direito a se sindicalizar e a fazer greve, e o policial não é trabalhador? Ou seja, além de salários incompatíveis com a função que desempenham, ficam praticamente de mãos atadas na hora de reivindicarem direitos.
O Estado respondeu a paralisação colocando em campo o Exército e a Polícia Federal, não é demais lembrar que esses policiais são trabalhadores, tem família e que o que buscam por direitos. Vamos torcer para que o caso de Salvador termine sem tragédia, que o movimento seja pacífico e que haja bom senso de todas as partes para resolver esse conflito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata, seu comentário aguardará moderação antes de ser publicado.