terça-feira, 16 de abril de 2013

PEC 215: mais uma "arma" contra o povo indígena


Na próxima sexta-feira comemora-se o Dia do Índio e de presente, ganharam a aprovação
da PEC 215, que transfere para o Congresso Nacional as decisões sobre a demarcação de terras indígenas, demarcação esta que já era para ter sido feita, mas tem sido adiada pelos governos. Essa é mais uma "arma" contra o já tão sofrido povo indígena no Brasil. Os índios estão sendo aniquilados pouco a pouco, continuam invadindo suas terras, muitas vezes com respaldo do poder público ou sua omissão. O Governo Federal tapa os olhos e deixa o rio correr de acordo com os desmandos de quem hoje tem o poder de tomar as decisões. Por traz da PEC 215 estão bancadas ruralista e evangélica que fazem um jogo político em benefício próprio e privilegiam com a PEC grandes  fazendeiros, entre eles, muitos parlamentares ou afins, financiadores de campanhas e empresas transnacionais que atuam no país.
Cleber Buzatto, secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário – Cimi, alertou em entrevista: “O Estado brasileiro historicamente incentivou o preconceito em relação ao jeito de ser dos povos originários, bem como a invasão e a depredação dos territórios ocupados tradicionalmente”. O secretário acompanhou a votação da PEC (saiba mais). SEgundo ele, a PEC, pretende enfraquecer os direitos dos povos indígenas e quilombolas assegurados pela Constituição Federal, assim, poderão "tomar" as terras que hoje são destinados aos índios e as que esperam por demarcação.
A intenção deste blog é alertar e ajudar na divulgação de decisões políticas que atendem ao direito da sociedade ou que atentam contra os direitos e garantias individuais, decisões essas não muito divulgadas pela mídia e que colocam em cheque direitos assegurados na Constituição Federal, assim como, apontar partidos e parlamentares que votaram tais decisões, sendo assim, segue lista dos partidos que votaram a favor da PEC 215: todos os deputados do PMDB, PP, DEM, PSD, PR, PSDB, PTB, PDT e PPS. Sendo contrários apenas deputados do PT, PCdoB, PSB e Psol.
  • Tratam o índio como coisa e continuam a comemorar o Dia do Índio  como uma data festiva, onde pintam as criancinhas, mostrando a imagem surreal do índios, como se não existissem de fato, como se fossem algo imaginário e lendário como papai Noel e Saci Pererê mas não mostram a realidade dos índios desde a colonização. Os índios continuam sendo aniquilados no Brasil em terras que sempre lhes pertenceram. O povo indígena precisa de respaldo do governo e ajuda para evoluírem dentro de nossa sociedade mas respeitando sempre sua cultura e costumes.
O Brasil é um pais em pleno desenvolvimento, deve continuar crescendo, mas não as custas do sacrifício de serem humanos. Os índios devem ser respeitados assim como a qualquer um de nós, somos todos brasileiros, seres humanos e sendo assim, devem ter um tratamento digno.
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata, seu comentário aguardará moderação antes de ser publicado.