quarta-feira, 26 de junho de 2013

O povo conseguiu: derrubou PEC 37, crime de corrupção em crime hediondo será votado hoje e governo e oposição discutem os problemas do Brasil

Começamos a sentir os efeitos da mobilização popular das últimas duas semanas pelo Brasil. A presidente Dilma Rousseff até elogiou proposta para tornar passe livre para estudantes (veja), se acontecer será uma grande vitória do Movimento Passe Livre perante toda sociedade. Ontem a principal conquista foi o arquivamento da PEC 37, apesar do autor defender que não importaria em impunidade, é fato que os maiores escândalos referente a desvios de dinheiro público, caixa dois etc... Foram denunciados pelo Ministério Público tem um papel importantíssimo para a democracia e as pessoa assimilaram esse risco e colocaram na pauta de suas reivindicações, o não a PEC 37. Foi sem dúvida uma grande vitória, caso não fossem as mobilizações, ela deveria ser aprovada.
O Ministério Público atua fortemente em várias áreas como “fiscal da lei”, o Ministério Público do Trabalho, por exemplo, mantém agências especializadas onde investiga e combate a exploração do trabalho infantil, trabalho escravo, discriminação racial e da mulher nas relações de trabalho entre outros. Entre as novas propostas, hoje começa a votação de mais uma das reivindicações dos manifestantes em todo o país, a possibilidade de se transformar corrupção em crime hediondo. Também foi aprovado ontem pela Câmara dos Deputados a destinação dos royalties do petróleo para saúde e educação, agora o texto vai para o Senado.
Em todo o país continuam os protestos, sinal de que as pessoas criaram gosto pelas manifestações e isso é muito bom para toda a sociedade. Exercer nosso papel como cidadãos, fiscalizar e cobrar dos gestores públicos por uma política transparente e eficiente é obrigação de todos. Sinal que o país esta amadurecendo, e que teremos um futuro mais próspero pois a partir do momento em que a sociedade cobra, fique em cima das decisões tomadas pelo Poder Público, o gestor tem de contrapor mostrando que está fazendo sua parte dentro da limitação é claro de cada caso, pois se não fora assim, não será reeleitos.
O que deu vazão a todas as manifestações, redução das tarifas de ônibus e melhoria no transporte público já está em andamento, a maior parte das capitais e grandes cidades já reduziram sua tarifas e estudam formas de melhorar a mobilidade do transporte.
Por esse motivo as manifestações devem se manter constantes, a sociedade deve participar mais das decisões do Legislativo em suas cidades, as sessões das câmaras são abertas então vamos lá, participem. Vale a pena. As decisões tomadas dentro das Câmaras municipais atingem diretamente a população local. Saber onde e como o dinheiro público está sendo investido, cobrar transparência e reivindicar uma política pública transparente fará com que tenhamos uma gestão pública mais eficiente.

Reforma política
Umas das propostas da presidente Dilma Rousseff sobre um plebiscito para uma Constituinte Exclusiva para reforma política.  Perguntar o que a população quer seria “chover no molhado”, serve apenas para prolongar e prorrogar ainda mais a reforma política que já está em tramitação há anos.  Essa Constituinte poderia ser perigosa para o Brasil, pois abriria espaço para modificar outros assuntos importantes que são assegurados pela Constituição. O que precisa é vergonha na cara dos governantes, do Congresso e do Judiciário para punir e coibir a corrupção. Nossas leis são boas caso fossem respeitadas, cobradas e aplicadas de forma igual a todos. Estão complicando. A vontade da sociedade é essa: queremos transparência, mais educação, saúde pública e transporte de qualidade, segurança e métodos de coibir a corrupção mas um referendo após o projeto é bem vindo pois poderemos votar favorável ou não as mudanças.

Propostas da oposição
As manifestações realmente se mostram eficientes no que se refere a pressão com relação aos políticos, está todo mundo mobilizado para apresentar propostas que atendam as reivindicações das ruas, oposição apresentou importantes propostas que serão discutidas ainda essa semana com a presidente, dentre elas estão destinação de 10% do PIB para Educação, Plano para Saúde, transporte, reduzir pela metade os gastos com cargos comissionados e diminuir o número de ministérios e auditorias nos gastos com a Copa. Sem dúvida esse diálogo entre posição e oposição já é um avanço e quem ganha com certeza é a sociedade. Quem sabe dentro de alguns dias podemos sentar em nossos sofás e enfim aproveitar a Copa do Mundo no Brasil afinal estamos no país do futebol e aqui ninguém é contra a copa e sim, contra os desmandos, superfaturamentos com as construção e descasos com os serviços e necessidades públicas.

Parabéns a cada um que se expôs nas ruas e pelas redes sociais, que as manifestações sejam constantes e pacíficas para a melhoria da qualidade de vida de todos nós. Grande abraço aos amigos do blog e hoje, mais feliz com toda essa movimentação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata, seu comentário aguardará moderação antes de ser publicado.