quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mais de 1 milhão de pessoas protestam em sinal de grande insatisfação popular


Bauru cerca de 6 mil pessoas
Segundo divulgado pelo Estado de São Paulo mais de 1 milhão de pessoas participaram das manifestações em todo o país (veja). De uma parte o povo sai às ruas manifestarem a insatisfação geral da população, uma imensidão de pessoas com cartazes, e com o coração cheio de esperanças reivindicam melhorias na Saúde, Educação, qualidade no transporte público, respeito ao dinheiro público e probidade administrativa, do outro, autoridades que não têm a menor capacidade de lidar com manifestos, salvo raros casos como em Goiânia onde a polícia se organizou e entregou rosas brancas aos manifestantes e em Manaus, a polícia acompanhou a manifestação inclusive utilizando a banda da polícia que acompanhou com música os manifestantes. No resto do país a polícia apavora.

Estavam acostumados a um povo inerte, acomodado que não se manifestava quanto às impunidades e os desmandos daqueles que eram para ser representes do povo.  Em frente ao Congresso, em Brasília e na cidade de Campinas interior de São Paulo está um caos, em frente à prefeitura do RJ a polícia montou uma estratégia de guerra com uso de bombas, blindados, balas de borrachas, escudos e cassetetes para atacar manifestantes que chegam perto. Em Belém e outras cidades do país a polícia age com a mesma violência, mostrando um total despreparo das autoridades e dos comandos em relação a protestos políticos populares.  Uma vergonha, realidade que estavam tentando mascarar durante as manifestações dos últimos dias que foram pacíficas. Os comandos e governos tentaram mostrar um falso controle, algo que não é habitual no Brasil e isso é notório, mas deu para observarmos como cidadãos que é perfeitamente possível cada um fazer o seu papel, povo reivindicar, polícia acompanhar e conter os atos isolados de vandalismo e autoridades sentar para conversar, pena que esse clima durou pouco.

A noite desta quinta-feira é lamentável e se autoridades não contornarem a situação e continuar esse clima de guerra contra manifestantes, o caos tomará o país. Tudo isso começou justamente por conta da violência policial na repressão do primeiro ato realizado em São Paulo, foi o estopim que acordou todo o país. As pessoas viram que não precisam ter medo, que podem e devem sim ir às ruas, lutar por seus direitos e pela qualidade de vida.

O vandalismo deve ser combatido, mas impossível controlar quando autoridades agem com violência perde-se o controle e vira um caos. A partir do momento que a polícia age com violência só vai ter mais violência. Em Brasília está um caos, estão preocupados em proteger as obras de arte e não com as pessoas. Despreparo e confusão. Em todo o país a preocupação está em proteger os prédios públicos. É hora das autoridades tomarem posição ou só vai ficar pior. O povo demorou muito, anos para se encorajarem e saírem às ruas, agora é hora de moderação de ambas as partes e inteligência por parte dos governos para entrar em um acordo com as reivindicações e controlar os pontos de conflitos. O povo merece respeito e a manifestação é legítima e o país é deficiente em vários setores.


Copa das Confederações 


Muitos criticam o fato dos atos acontecerem justamente em um momento em que os olhos do mundo estão voltados para o Brasil devido à realização da Copa das Federações e também a Copa do Mundo, mas esse fato é muito importante visto que nossos representantes fazem de tudo para parecerem bem na foto perante autoridades estrangeiras. Não mediram e não medem esforços nem gastos para concluírem a tempo as obras dos estádios, aeroportos... Mesmo que para isso arruínem os cofres públicos e fechem os olhos para as prioridades do país como saúde pública e educação.

O povo brasileiro não está contra a Copa, está contra os superfaturamentos, os desvios de dinheiro público, a impunidade e a falta de comprometimento dos governos com as necessidades do povo brasileiro.
Tirando os atos isolados de vândalos e oportunistas que aproveitam o momento para causar dano a manifestação no país está linda, orgulho de ver a sociedade se movimentando perante o bem comum.

Vejam algumas imagens postadas por manifestantes e imprensa de várias partes do Ps via Facebook

Minas Gerais

Recife
Goiânia

 
Rio de Janeiro
Manaus
Jaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata, seu comentário aguardará moderação antes de ser publicado.