domingo, 1 de abril de 2012

Tarifa de ônibus sobe para R$ 2,60 em Bauru, mas o serviço prestado é de qualidade? Quem se importa?


Divulgado hoje na mídia que a partir do dia 2 de maio o valor da passagem de transporte circular em Bauru passará a R$ 2,60, a questão, a saber, é se o valor cobrado condiz com a realidade do serviço prestado? Que se utiliza desse meio de transporte sabe que a quantidade de linhas não atende a demanda, são poucos os veículos que interligam os bairros sendo que na maioria das vezes o usuário tem que pegar pelo menos dois ônibus para chegar a seu destino. Isso é justo? De quem é a culpa dessa barbaridade? Aumentam o valor cobrado já o serviço deixa a desejar, e ninguém faz nada.. .
Alguns vão dizer, a culpa é do prefeito, SERÁ MESMO? Esse é só um exemplo dos abusos cometidos pelos representantes da sociedade no Poder Público, e se são nossos representantes, deve estar tudo certo, ou não?
A culpa é de todos nós. 
Os absurdos que vivenciamos no dia a dia, a corrupção, a violência. É nossa culpa, pois ficamos passivos diante do que acontece. Não nos envolvemos porque achamos que o problema não é nosso. Quem está preocupado com o transporte público em Bauru? O sujeito tem seu carrinho na garagem e por isso acha que o problema é dele, e assim é com todos os outros serviços prestados, saúde pública, educação, quem está preocupado? Os que têm condição de por o filho em escola particular e pagar um plano de saúde, ou por não ter um filho dependente químico, não está nem aí, acham que o problema é dos outros, mas quem são esses outros? Fantasmas?
Vivemos em sociedade e enquanto o ser humano não enxergar e olhar apenas para o próprio umbigo, viveremos em um mundo cada vez mais injusto, violento e egoísta. Enquanto o cidadão virar as costas para os problemas das crianças abandonadas e das drogas, a violência só tende a aumentar. 
O que vivemos hoje é um mundo de egoístas, pessoas que só se preocupam com o bem estar pessoal fechando os olhos para a vida a sua volta. Existe a possibilidade de conselhos onde o cidadão pode interferir nas decisões adotadas pelos político, alguns até existem, mas quem participa? 
É fácil reclamar. Mas a partir do momento em que nos calamos diante das atrocidades do mundo não temos também o direito de cobrar. Viver em sociedade amigos é participar, trabalhar.  O tema é extenso, poderia ficar horas, dias, refletindo sobre o mesmo, mas para finalizar penso que precisamos agir para mudar, chegamos a um ponto crucial de predominância da violência, do egoísmo e da corrupção, é preciso tomar atitudes e ter posturas perante a vida afim de dar a volta e retomar o desenvolvimento e a evolução social. É preciso agir, participar da vida política, cobrar e dar soluções, trabalhar. Ficar sentado no sofá de casa reclamando não vai ajudar a melhorar nada. 

4 comentários:

  1. Tudo na teoria é muito lindo. Mas na prática, é o cada um por si e Deus por todos. Quanto a quem necessita do onibus circular em Bauru realmente é terrivel. Mas, ninguem pode negar que nos ultimos tempos a coisa até melhorou. Hoje, pra quem usar constantemente é possivel pelo cartão usar dois coletivos pelo preco de uma passagem integrada, o que gera economia. Isso nao acontecida nos idos dos anos 90 quando eu utilizava o sistema. Agora, o problema em Bauru não só dos ônibus é que quase inexistem ligações de bairro a bairro na cidade. obrigando não somente ônibus como todo mundo a passar obrigatoriamente pelo centro da cidade pra ir aonde que que seja. Mas, para uma cidade que ficou mais de 20 anos sem um governo decente, isso é até pouco. Segue a barca da vida...

    Sheila T. Junqueira
    shejunqueira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk. Claro que esse não é um único problema, ele foi usado para abarcar o restante, o valor que está sendo cobrado é muito caro, se você colocar no papel, quem usa 4 passagens diárias para trabalha por exemplo, compensa ir de carro, isso se a pessoa for sozinha se tiver família e tiver de bancar o transporte de todos o rombo é ainda maior. Não me posiciono de forma partidária, de jeito nenhum, pelo contrário, estou em Bauru há 10 anos e nesse tempo todo apenas agora vejo melhorias sendo feitas, mas o fato de ter melhorado um pouco não significa que está bom, ou que seja o ideal. O problema é que todos reclamam mas na hora de agir, fazemos muito pouco, me incluo pois é a realidade, não estamos aqui a passeio e as necessidades e dificuldades inerentes a vida tem de ser enfrentadas e precisamos de todos para fazer alguma mudança,seja para ficar na mesma situação em que está hoje com o comodismo de todos, seja para uma mudança real. Bjs

      Excluir
    2. Amiga, focando na questao da tarifa do onibus, é um ciclo vicioso. Quanto menos usuarios, mais cara ficará a tarifa. Isso é uma questao matematica. E, atualmente, com todas as facilidades para se adquirir um carro ou moto, e levando em consideracao a comodidade e as rotas horriveis de transporte da cidade, a cada dia o sistema perde mesmo usuarios. Entao, a saida pra quem precisa necessariamente usa-lo é aderir ao sistema do passe integracao e tentar amenizar os gastos. Não existe mágica. A tarifa só será mais barata se mais pessoas usarem. E as pessoas só vão usar quando começarem a ver alguma vantagem nisso. Por enquanto, todos nós reclamamos do transito na cidade, mas ninguem quer trocar conforto de nossos carros (mesmo no transito travado) a encarar a espera no ponto, a locomoção nada confortavel, ter que descer longe de onde tem de ir e andar no sol, na chuva, para acabar de chegar, e etc.

      Sheila T. Junqueira
      shejunqueira@yahoo.com.br

      Excluir
    3. sim, mas não há transporte suficiente e de qualidade, eu mesma usava ônibus para ir a faculdade até final do ano passado e ia apertada no degrau da porta d afrente, só consegui passar a bendita catraca quando chegava na faculdade, para andar nessa situação melhor ir de mula até, menos de transporte coletivo. Claro que seria melhor que todos, ou a maioria usassem outros meios para desafogar o trânsito, eu mesma, na minha rua tem outras 3 pessoas que vão na faculdade no mesmo horário que eu, mas nunca ninguém ofereceu uma carona que é um meio legal também de economia, desafoga o trânsito, reduz a poluição e ainda pratica-se a solidariedade... O sistema de carona rotativa seria melhor ainda, masssss...

      Excluir

Grata, seu comentário aguardará moderação antes de ser publicado.