terça-feira, 6 de março de 2012

Estrutura física do Judiciário é de dar pena

Na última segunda-feira fui com um amigo a uma audiência no Fórum aqui de Bauru, foi a primeira vez que pude ver de perto como funciona, de fato, o dia a dia daqueles que trabalham no Judiciário aqui da cidade. Pena constatar a falta de estrutura em que se encontra o fórum. Mobílias velhas, arquivos amontoados e empoeirados, ar condicionado muito antigo... Isso sem falar que o uso de máquinas de escrever faz parte do dia a dia dos serventuários, seguindo na contramão da modernidade, em um mundo cada vez mais dinâmico e digital, o órgão responsável por manter a harmonia social e resolver as lides, parece estar parado no tempo, ao menos no que se refere a sua estrutura física. O Poder Judiciário, sendo um dos três poderes da União, deveria ter no mínimo uma estrutura condizente com a autoridade e importância que o mesmo representa para a sociedade.
Como falar em digitalização dos processos, celeridade  e eficiência se falta o mínimo? Como não vivemos em  “Utopia”, obra de Tomás Morus, - ilha imaginária onde todos vivem em harmonia e trabalham em favor do bem comum-, o Judiciário é o meio pelo qual podemos reivindicar direitos e resolver uma infinidade de conflitos, encontrando assim um equilíbrio para a vida em sociedade minimizando desigualdades. O Poder Judiciário é responsável não só por resolver questões das relações sociais, referentes ao cidadão comum, mas também as demandas do próprio Poder Público, o que ocupa um espaço razoável dos trabalhos realizados por esse Poder, mas o mesmo não tem a atenção e investimentos que deveria, se tem, não tem sido bem administrado. 
Há anos esperamos que se cumpra uma promessa política da construção de um novo prédio para a instalação do Fórum aqui de Bauru, mas a mesma já está virando lenda. Por hoje é só, um abraço a todos.

4 comentários:

  1. É Meg, infelizmente a estrutura do Poder Judiciário realmente anda arcaica e caótica. Essa semana surgiu a notícia de que o prédio de um tribunal em Minas Gerais ameaça cair devido ao excesso de processos (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1055823-predio-da-justica-mineira-ameaca-desabar-por-excesso-de-processos.shtml). Seria o problema o excesso de processos apenas? Acredito que a estrutura do prédio também esteja comprometida. Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  2. É Meg, infelizmente a estrutura do Poder Judiciário realmente anda arcaica e caótica. Essa semana surgiu a notícia de que o prédio de um tribunal em Minas Gerais ameaça cair devido ao excesso de processos (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1055823-predio-da-justica-mineira-ameaca-desabar-por-excesso-de-processos.shtml). Seria o problema o excesso de processos apenas? Acredito que a estrutura do prédio também esteja comprometida. Beijos, amiga!

    Sheila Junqueira
    shejunqueira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É provável. Não precisaria de tanto espaço se o processo fosse todo informatizado, não sei que cultura essa de que tudo tem que estar no papel, tudo tem que ter cópias etc, o que demanda uma quantidade enorme de espaço para armazenamento, fora a dificuldade e demora quando se tem que achar um processo em meio aquelas pilhas enormes, sendo que o digital é só digitar o número do processo e ele já aparece em sua tela, sem sujeira, sem perigo de rasuras ou o risco de sumir provas.

      Excluir
  3. Bom, sem risco de sumir provas desde que existam copias seguras armazenadas. Por que ninguem está imune a um ataque de hackers. Alias, nos ultimos tempos eles têm atacado bastante justamente para "demonstrar sua força".

    Sheila Junqueira
    shejunqueira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Grata, seu comentário aguardará moderação antes de ser publicado.