quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O papel do vereador na comunidade

Qual o papel de um vereador? No horário político os candidatos despejam uma série de promessas, todos são salvadores da Pátria e donos da verdade, mas a realidade é que o papel do vereador é de suma importância e suas ações são limitadas e é bom sabermos o que o vereador pode ou não fazer de fato, para assim, escolher de forma adequado no dia 7 de outubro. O voto é valioso demais, não podendo ser desperdiçado, anulado ou vendido.
As principais funções de um vereador são:
  • Legislar: Discutir e votar projetos que serão transformados em leis de competência do município que têm a finalidade de organizar a vida da comunidade;
  • Fiscalizar: O vereador tem o poder/dever de fiscalizar a administração, os recursos aplicados e o orçamento;
  • Assessorar o prefeito: Atividades de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, como plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária;
  • Julgar: A Câmara aprecia as contas públicas dos administradores assim como infrações político-administrativas por parte do prefeito e dos próprios vereadores.
 
Ou seja, o vereador é uma pessoa eleita pelo povo que tem como obrigações vigiar, cuidar dos bens públicos, editar leis  que melhorem a qualidade de vida do cidadão, mas não tem poder de execução administrativa, portanto, não pode prometer mundos e fundos, ele não tem o poder de realizar, executar algo, o que ele pode fazer é trabalhar, ao lado do prefeito, para o bem dos munícipes, apresentando projetos que beneficiem a população, mas esses mesmos projetos serão votados pelos demais vereadores e mesmo assim, tanto o vereador como o prefeito só podem fazer aquilo que a lei determina, manda ou autoriza.
Então meus amigos muita atenção na hora de escolher seu candidato, saiba que se conseguir se eleger ele dependerá dos demais colegas para conseguir fazer um bom trabalho, por isso é importante que seu candidato seja esclarecido, tenha condições de defender seu projeto no plenário e possa ter condições de julgar o que é melhor para o cidadão como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata, seu comentário aguardará moderação antes de ser publicado.