terça-feira, 3 de julho de 2012

Famosos buscam vaga de vereador, mas eles são os candidatos ideais?

Como vimos na última eleição, vários famosos disputaram e foram eleitos, hoje nosso corpo político conta com representantes de todas a classes como jogadores, artistas etc. O mais famoso e polêmico de todos é o “fenômeno” Tiririca,  eleito deputado federal pelo Partido da República (PR) em São Paulo em 2010, com o slogan “Pior do que está, não fica”, com  1.348.295 votos. Dois anos depois será que seus eleitores estão satisfeitos com sua atuação perante o Congresso? O eleitor tem de tomar cuidado para não jogar fora uma oportunidade, quando votamos transferimos poder a outra pessoa que irá decidir por nós, é como uma procuração. Ao votarmos estamos diante do papel mais importante da democracia, a liberdade de escolha de nossos representes. Por isso o voto deve ser pensado e avaliado.  
Perguntas que cada um deve fazer a si mesmo antes da escolha do candidato:
  1. Será que um famoso, só por estar na mídia é uma boa opção para meu voto?
  2. Em que esse candidato pode ajudar a melhorar em minha cidade?
  3. Ele é confiável, qual sua história de vida?
  4. Devo dar a ele a possibilidade de mostrar seu trabalho?
Se o candidato pleiteia reeleição a pergunta a se fazer é mais simples e objetiva:
  1. O que ele fez durante o mandato atual e como foi sua conduta?
O voto não tem preço, quando vendemos nosso voto ou o jogamos fora, damos espaço para que candidatos corruptos e incompetentes tomem conta de nosso dinheiro, lembre-se disso. Agora se você acha que candidatos como Mulher Pera, Mulher Maravilha, ex-BBB e ex-jogadores são boas escolhas, a opção e responsabilidade é toda sua, é uma escolha que você terá de arcar por pelo menos quatro anos. Em alusão ao slogan de Tiririca: ‘Pior que está pode ficar sim'. Boa sorte a todos nós e aos bons candidatos.


6 comentários:

  1. Adorei seu ponto de vista... muito coerente, centrado e ponderado. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo comentário que mexe com a consciência dos eleitores, que ainda não sabem que votar exige responsabilidade!!Parabéns!!!Carlos Alberto dos Rios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como exige, o Brasil só terá bons representantes quando a sociedade enxergar sua responsabilidade,mas acredito na democracia e esta ainda é o melhor sistema de governo, no meu ponto de vista. Que bom que gostou dr., grata pela participação.

      Excluir
  3. Um ótimo texto para a reflexão, em tempos eleitorais, cara Margarida!
    Todos têm o direito de votar e de serem votados, mas também cabe a todos o dever de escolher bem.
    Saudações Fraternas!

    Jair José dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Jair, como vão as coisas, é importante ter consciência do voto. Quem assume o poder toma decisões que envolvem a todos direta e indiretamente e por isso é um ato de muita responsabilidade. Mais uma vez grata pela participação.

      Excluir

Grata, seu comentário aguardará moderação antes de ser publicado.