quinta-feira, 22 de março de 2012

Novo sistema de pedágio poderá aumentar a aplicação de multas

O cerco se fecha ainda mais para quem  gosta de "pisar" um pouco mais no acelerador, principalemnte nas rodovias federais, é o que promete a instalação do novo modelo de pedágio, o Ponto a Ponto, que deverá ser usado para medir a quilometragem percorrida para cobrar do motorista, o valor real de seu uso das rodovias, mas o mesmo equipamento poderá ser usado para fiscalizar os limites médios de velocidade percorrida e assim, multar, através da velocidade média, os motoristas que andam acima da velocidade permitida. A implantação do sistema Ponto a Ponto ainda está em fase de projeto-piloto - o modelo será testado em algumas rodovias estaduais por um ano com adesão voluntária dos motoristas. A fiscalização só será possível após a implantação integral no Estado, que deve ocorrer em 2013, segundo informações da reportagem do portal IG 
A leitura será possível pela instalação de equipamentos leitores de tags (adesivo chip colocado nos veículos) que serão distribuídos pelas rodovias, segundo a agência reguladora Artesp, o novo sistema de cobrança será mais justo aos motoristas, pois cobrará por quilômetro percorrido. A ação também visa tornar mais rígida a fiscalização ao multar os motoristas a partir de uma velocidade média dos veículos nas estradas evitando a prática dos que reduzem a velocidade próxima aos pedágios afim de evitar as multas. Não sei até onde esse modelo de cobrança de pedágio será vantajosa aos usuários, tudo dependerá do valor a ser cobrado pelo quilômetro rodado, depois, as agências não criariam algo que diminuíssem seus ganhos. É ilusão pensar em atitudes em prol dos usuários, longe disso o que observamos constantemente são medidas que visam aumentar os lucros daqueles que detêm o poder e nada, ou pouco podemos fazer. 
O fato é que a já milionária "indústria de multas"  crescerá ainda mais se o tal sistema Ponto a Ponto for usado para fazer a leitura média da quilometragem, pelo que diz a reportagem (link acima) não teria mais como o motorista se valer de atalhos para economizar pedágio. Por hoje é só.

4 comentários:

  1. O que me assusta são as crescentes maneiras que estão utilizando para aplicação de multas. Dá para ver, de forma nítida, que a intenção não é mais educar e sim punir. Dessa forma vamos acabar voltando no tempo, onde era melhor andar a pé do que de carro.

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    1. Da forma como as coisas estão caminhando... O problema é que ninguém faz nada para melhorar, o Poder Público só faz cobrar impostos, taxas... o que temos de retorno?

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  2. Algumas perguntas passam pela minha cabeça. Essas multas terão direito a recurso? Se tiverem direito, como vou provar que não estava acima do limite de velocidade?
    Outra, o governo vai nos dar sinalização descente, visível, legível e adequada para o local? Infelizmente tenho certeza que a resposta vai ser negativa.

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    1. Rs... bem só com a implantação do sistema para saber, mas pelo que li a probabilidade de erros é mínima pois o sistema é eletrônico, portanto ele medirá seu acesso de um ponto a outro da rodovia e automaticamente, pela distância e tempo saberá qual foi sua média de velocidade. Com esse equipamento não tem como o motorista alegar que estava em baixa velocidade se não for real, pois não tem coo o aparelho burlar sua velocidade de um ponto a outro, entende. Isso vai obrigar os motoristas a manterem-se na velocidade permitida. No Brasil o pessoal só cumpre lei quando pega no bolso, então pode ser que se aplicado, o novo sistema vai controlar pelo menos a velocidade nas estradas, o que já contribuí para evitar acidentes, esse é um ponto positivo. Agora sinalização já não é mais obrigatória, devem sinalizar a velocidade da estrada e como o equipamento não é radar e estará instalados em pontos fixos, mesmo que forem devidamente sinalizados, isso não muda em nada a aplicação da multa pois oque vai contar será sua velocidade média e não a que você passar próximo ao sistema.

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